Un espacio destinado a fomentar la investigación, la valoración, el conocimiento y la difusión de la cultura e historia de la milenaria Nación Guaraní y de los Pueblos Originarios.

Nuestras culturas originarias guardan una gran sabiduría. Ellos saben del vivir en armonía con la naturaleza y han aprendido a conocer sus secretos y utilizarlos en beneficio de todos. Algunos los ven como si fueran pasado sin comprender que sin ellos es imposible el futuro.

sábado, 9 de mayo de 2020

Houve un tempo em que o indígena era honrado na nota de maior valor do nosso país...


Houve um tempo em que o indígena era honrado na nota de maior valor do nosso país... O problema é que índios nem sabiam direito o que era dinheiro... Só usavam nossa imagem pra falar das riquezas do Brasil... Enquanto na verdade sempre nos viram como animais, os animais que também aparecem nas notas de hoje... Parecia homenagem mas erá apenas usurpação da imagem, pois nunca pensaram em nós... Enquanto eles extraíam nossas riquezas matavam em silêncio nossos ancestrais.
"Agora somos todos um só, temos estudos, formação profissional, muitos tem doutorado... Temos as redes sócias, somos muitas etnias porém um só sentimento, uma só luta, uma só aldeia digital conectada e atenta... O sangue de um é o de todos, e a lágrima também... Eramos criticados por andar nús com arco e flecha ou tacape na mão... Agora somos criticados por ter estudo, voz, informação, internet, boas roupas, saber andar, falar e viver dentro e fora das aldeias... Estamos aqui pra honrar nossa amcestralidade, e para proteger nossas heranças... Nossos homens não são bestas... Nossos velhos não são loucos... Nossas mulheres não são putas... Nossas crianças não são bichos.
Roubaram o melhor de nós que era nossa inocência... não somos mais aqueles inocentes indios que mesmo já com idade avançada estávamos sem saber o que fazer, e olhando como que perdidos sendo usados como bobos no show da xuxa... Aquela inocência foi roubada, e no lugar dela ficou a astúcia de ouvir e observar até a hora certa de dar nossos gritos de guerra... Indio não quer apito, índio sabe falar... Índio não faz só barulho ele tem voz e faz chegar onde for preciso.... Quando o indígena grita não é barulho, é mensagem direcionada... Índios não falam "uga uga, mim ser índio" ou coisas do tipo... Foi o branco arrogante e sutil que criou essa imagem medíocre sobre a linguagem do indígena... São pelo Brasil mais de 330 etnias que ja tinham seus dialetos primarios e secundários... mesmo assim aprendemos o português, e em algumas regiões do Brasil até o francês e o espanhol imposto pelos colonizadores... queriam que índios vivessem como brancos em terras indígenas, agora se incomodam com os monstros que criaram em nós... Agora conhecemos o mundo branco... Mas o homem branco nunca conhecerá na essência e plenitude o mundo indígena...
Sabemos quem somos, de onde viemos, e pra onde iremos...
Os usurpadores e carniceiros que agora estão no poder vão cair assim como caíram os que vieram antes deles, e nós continuaremos aqui.

Neusa Poty Quadro

#Somos_uma_só_aldeia_digital_espiritual_cultural_e_resistente.
#puros_ou_mestiços_estamos_de_olho
#somos_a_voz_da_mãe_terra
#_Deus_Nhanderu_Tupã_tem_nos_guardado.

No hay comentarios:

Publicar un comentario