Un espacio destinado a fomentar la investigación, la valoración, el conocimiento y la difusión de la cultura e historia de la milenaria Nación Guaraní y de los Pueblos Originarios.

Nuestras culturas originarias guardan una gran sabiduría. Ellos saben del vivir en armonía con la naturaleza y han aprendido a conocer sus secretos y utilizarlos en beneficio de todos. Algunos los ven como si fueran pasado sin comprender que sin ellos es imposible el futuro.

jueves, 12 de diciembre de 2019

Foto de indígena amamentando em Alter do Chão é premiada em concurso latino-americano


Registro foi feito em setembro de 2019 durante um ensaio de mãe da etnia Borari e a filha. Fotografia ficou em 4º lugar do concurso Amarelos, na categoria retratos.



Um momento único, íntimo e que representa a essência do amor. Foi capturando o registro fotográfico de uma mãe indígena amamentando a filha à beira do rio, na praia de Alter do Chão, que dois fotógrafos de Santarém, no oeste do Pará, foram premiados em um concurso latino-americano de fotografia de família. O resultado foi divulgado na terça-feira (10) no site da comunidade Amarelos.

A cena foi capturada pelas lentes do casal Bárbara Pereira e Naum Almeida em setembro de 2019, durante o ensaio fotográfico da indígena da etnia Borari, Larissa Borari que já havia feito outro ensaio durante a gravidez, e filha Jawara, à época com um ano.

De acordo com Bárbara, Larissa queria levar a essência do amor de mãe e da força indígena à cena a ser registrada.”Fotografar momentos como esse, para nós, é gerar e demonstrar a conexão entre quem estamos fotografando e a identidade daquelas pessoas, queremos mostrar o que vemos de melhor nelas e proporcionar uma experiência agradável, de apreciação e atenção entre aquelas pessoas que estamos retratando”, disse.

A foto foi premiada em 4º lugar na categoria retratos. Bárbara e o namorado Naum Almeida submeteram nove fotos em duas categorias do concurso, tendo como premiada a que mostra o amor maternal.

Este é o primeiro concurso e o prêmio do jovem casal fotógrafo. “Eu já conhecia a comunidade e fiquei aguardando eles abrirem um novo round para poder enviar a fotografia, estava com poucas expectativas mas felizmente fomos premiados em uma foto”, ressaltou Bárbara.

Para o fotógrafo Naum, receber o anúncio da primeira premiação profissional de reconhecimento foi uma sensação indescritível. “A gente sempre busca essa questão da fotografia artística e expressiva, e ter esse reconhecimento foi maravilhoso”, completou.


Origem da noticia: TV Tapajos - Santarem e Regiao.

No hay comentarios:

Publicar un comentario