Un espacio destinado a fomentar la investigación, la valoración, el conocimiento y la difusión de la cultura e historia de la milenaria Nación Guaraní y de los Pueblos Originarios.

Nuestras culturas originarias guardan una gran sabiduría. Ellos saben del vivir en armonía con la naturaleza y han aprendido a conocer sus secretos y utilizarlos en beneficio de todos. Algunos los ven como si fueran pasado sin comprender que sin ellos es imposible el futuro.

miércoles, 10 de julio de 2024

Calce os meus sapatos! - Rose Ponce / Para Poty Mirim



Calce os meus sapatos!
Caminha do meu lado e calce meus sapatos.
Sinta as pedras que tropecei.
As línguas ferinas que rasgaram a carne do meu corpo, em pura demonstração de ódio, arrogância e prepotência.
Calce os meus sapatos.
Falar sobre mim aí, em cima de seu trono não alcançará as cavernas e poços que entrei. Muitas vezes rastejando e deixando as peles como oferenda.
Olhar pelo prisma de sua visão embaçada e em preto e branco, não dará a você, nem de longe, a idéia das maravilhas que encontro em meu caminho encantado e colorido.
Além de perfumado!
Calce os meus sapatos.
Parece fácil andar pelas trilhas, ladeiras e estradas que percorri. Afinal você é detentora dos mapas, dos teóricos!
Mas eu te convido ao território.
Calce meus sapatos.
Descubra como meus pés descobriram, todo buraco, toda pedra, todo desnível, todo cansaço...mas seguiu e não quer mais pisar em terreno alheio, pois entendeu ser solo sagrado.
E esses pés ensinaram ao coração que, não se disputa espaço em jornada de alma, não se compara pegadas, não se ilude com brilhos....porque oásis muitas vezes é alucinação e real mesmo, são as marcas que ficam e ensinam.
O resto, é perfumaria!
Calce os seus sapatos!
Caminhe sua jornada.

Rose Ponce
Pará Poty Mirim
 
Fotografía Adamchuk Yonathan Fotografia Documental en Tekoa Mbya Guaraní Jasy Pora

No hay comentarios:

Publicar un comentario