martes, 2 de diciembre de 2014

Interculturalidad – Edson Kayapo


Estamos implantando escolas que obedeçam o nosso jeito de aprender e ensinar.
Buscamos uma educação escolar com metodologias diferenciadas, em que nossas línguas, rituais e saberes estejam em diálogo com os demais conhecimentos da sociedade, sem opressões ou imposições curriculares.

Estamos implementando escuelas que obedezcan nuestra manera de aprender y enseñar.
Buscamos una educación escolar con metodologías diferenciadas, donde nuestras lenguas, rituales y saberes estén en diálogo con los demás conocimientos de la sociedad sin opresiones o imposiciones curriculares.

Edson Kayapo


Edson Kayapo en sus propias palabras: sou filho de Kayapó com Marajoara, nasci no estado do Amapá (fronteira com a Guiana Francesa) e desde que saí dos meios indígenas, com 11 anos de idade fui levado por missionários para Altamira (Pa), e daí tenho vivenciado o cotidiano de parentes de diversos povos, tanto no Amapá quanto em outras localidades. do Oiapoque. Atualmente sou professor de história indígena na Licenciatura Indígena Intercultural, em Porto Seguro-Ba, curso que atende os povos Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã Hã Hãe. Sou pesquisador do Observatório de Educação Indígena, vinculado à PUC/SP-CAPES-SECAD-MEC. Fui Coordenador Geral dos Centros de Educação e Cultura Indígena em São Paulo, atuando junto aos parentes Guarani, através do Instituto das Tradições Indígenas (IDETI). Sou doutorando em História da Educação na PUC-SP, pesquisando sobre a educação escolar entre os Karipuna do Amapá.





No hay comentarios:

Publicar un comentario